O PROJETO ASCAM

PROJETO CASA DO ARTESÃO DE MARICÁ

O projeto “Casa do Artesão de Marica” partiu de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes a qual, através do Oficio Circular PMM/SMCE Nº 043/2003, convidou os artesãos do Município de Maricá para uma reunião no dia 07 de outubro de 2003, na Sala Darcy Ribeiro quando, na presença de mais de trinta artesãos, foi lavrada a primeira Ata da futura Associação.


A Primeira Ata

Nesta primeira fez-se constar: “Aos 07 (sete) dias do mês de outubro de 2003, às 13:30 hs, deu-se inicio a Reunião dos artesãos, digo, com os artesãos de Marica, para se tratar dos seguintes assuntos: Projeto Casa do Artesão, como será elaborado; como será administrado; qual o objetivo do Projeto e o local da referida casa.
A Superintendente Geral de Cultura, Srª Suely Andrade, deu início a reunião, explicando como deverá funcionar a Casa do Artesão, seu objetivo primordial e os procedimentos legais para sua implementação; explicou também, que haveria a necessidade de se criar uma associação dos artesões, pois a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes não pode ficar à frente, explicando também que a Casa do Artesão será toda documentada legalmente, para que, qualquer que seja o governo vigente deste município não poderá acabar ou tornar extinta a Casa do Artesão.......... Após ter dado algumas explicações, a Sra Suely Andrade passou a palavra para a Sra Beth Morgado, responsável pelo setor de Folclore e Arte Popular da Sup.Geral de Cultura, que falou sobre a “pré seleção” dos artesões...........como funcionará a Casa do Artesão, ...........que será feita escala de trabalho entre os artesões......, que será solicitada a isenção de impostos de acordo com as instruções dadas pelo Programa de Artesanato Regional do Rio de Janeiro, que serão feitas várias propagandas sobre a Casa do Artesão,....... Sem mais a ser tratado, a reunião foi encerrada às 15:00 h.......... lavro e certifico esta reunião, com a presença das seguintes pessoas:

Janaina de Fátima F. da Silva

 Romina Jéssica da Silva

Suely Andrade

Adalmario Vianna

Beth Morgado


Maria Emilia

Paulo Figueiredo

Pierre Robert da Silva

     Ivana V.C.P. Figueiredo

     Akimasa Yamada

Ileana Elba Araújo de Ferro 


Edmeé Maffei

Lídia Adelaide do N.M. Costa

Rosa Maria Gomes

Marlene dos S. Ribeiro

Daniel Arthur

Márcia M.M. dos Santos

Dirley Moura

Maicon A M. dos Santos 

Ana Lucia

Pará” 

Thiago Inocêncio


Para muitos esta data poderia ser considerada como a data de fundação da Casa do Artesão, porém devemos lembrar que este foi somente o primeiro passo para a concretização deste projeto. Neste dia compareceram a reunião 23 (vinte e três pessoas) as quais foi explicada a finalidade do “Projeto Casa do Artesão”, o local onde iria funcionar a Associação e a importância de um trabalho bem elaborado e documentado. Mais quatro reuniões seguiram-se a esta primeira e os problemas que apareciam eram superados um a um até se chegar à reunião onde seria eleita a primeira diretoria e aprovado o nome definitivo da Associação.



O Estatuto


Após esta primeira reunião um grupo dos artesãos reuniu-se para coletar modelos de estatutos de outras Associações e depois das alterações necessárias, criar o Estatuto da Casa do Artesão de Marica.
O Estatuto foi elaborado, discutido em outras três Assembléias e aprovado na Assembléia realizada no dia 11 de novembro de 2003, constando no mesmo ter a Casa de Cultura, participação na Diretoria ou Conselho da entidade, “doravante denominada ASCAM....”.
O estatuto, devidamente assinado pela diretoria e e pelo advogado da Associação, Dr. Cláudio Ramos (OAB/RJ 44.354) esta registrado no Cartório do 1º Oficio de Marica – Registro de Pessoas Jurídicas em 12 de março de 2004 sob nº 1740 do Protocolo 1 e sob o nº 728 do. livro D.O.



A Ata de Fundação

“Aos 09 (nove) dias do mês de dezembro de 2003, com inicio ás 13:30 deu-se a reunião dos artesões de Maricá, com a seguinte pauta: Eleição da diretoria provisória da ASCAM. A Sra. Beth Morgado apresentou o novo estatuto já alterado e aprovado,..... deu-se inicio a votação da diretoria provisória, para os seguintes cargos Presidente, vice-presidente, um secretario, um tesoureiro, um representante da Casa de Cultura e dois diretores de Relações Públicas. Foram eleitos as seguintes pessoas para ocupar o cargo de: Presidente = Ivana Virgínia Cardoso Paraguassu Figueiredo,.......; Vice-presidente = Lídia Adelaide do Nascimento Martins Costa,......; Secretário = Paulo Roberto Gonçalves Figueiredo,..... 20, Tesoureiro = Ana Lúcia Bastos Machado Resende, ...... Representante da Casa de Cultura Elizabeth Crespo Morgado, ....; Diretores de Relações Públicas Alejandro Hector Ferro,....., e. Pierre Robert da Silva,.....
Eu, Paulo Roberto Gonçalves Figueiredo, secretário que redigiu a presente ata certifico a veracidade das informações acima documentadas e pela qual os presentes assinam como comprovação de sua veracidade.”
A presente ata acha-se transcrita às folhas 06 (seis) verso e 7 (sete) frente e verso do Livro de Atas da Associação, devidamente assinadas pelos presentes e pelo advogado da Associação, Dr. Cláudio Ramos (OAB/RJ 44.354) e registrada no Cartório do 1º Oficio de Marica – Registro de Pessoas Jurídicas em 12 de março de 2004 sob nº 1741 do Protocolo 1 e sob o nº 728 do. livro D.O.






A Associação em funcionamento


Diretoria Provisória 09/12/2003 à 19/03/2004



Diretoria: Presidente = Ivana Virgínia Cardoso Paraguassú Figueiredo
Vice-presidente = Lídia Adelaide do Nascimento Martins Costa
Tesoureiro = Ana Lúcia Bastos Machado Resende
Representante Casa de Cultura = Elizabeth Crespo Morgado
Diretor de Relações Públicas = Alejandro Hector Ferro
Diretor de Relações Públicas = Pierre Robert da Silva
Secretário = Paulo Roberto Gonçalves Figueiredo

Neste período foi feita a organização da loja e de seu modo de funcionamento:
-montagem do espaço de exposição (loja)
-criação da logomarca
-elaboração da agenda de plantões
-criação do sistema contábil
-divulgação da associação através de jornais e sistema de som



Eventos: É concedido a Presidente da Associação o título de cidadã Maricaense pelos serviços prestados ao desenvolvimento do artesanato e da cultura do Munícipio.
A Presidente é empossada como membro do Conselho de Cultura Municipal representando o folclore e o artesanato.